Com a sua viagem programada, é hora de fazer as malas! Mas alguns cuidados devem ser tomados para evitar que detalhes transformem-se em grandes transtornos, durante ou após a viagem. Veja algumas dicas para evitar estas situações, e boa viagem!

 

Check-in

Utilize, sempre que possível, o web check-in. Muitas companhias aéreas oferecem a ferramenta. Com isso, você reserva seu assento pela internet e tem acesso ao seu cartão de embarque, passando no check-in da companhia apenas para despachar as bagagens. Caso não seja possível realizar o check-in pela internet, que não é obrigatório, é apenas para quem gostar e quer fazer, não há problema algum, pois, o mesmo será providenciado no aeroporto. Recomendamos a apresentação no balcão da companhia aérea com, no mínimo, 03 horas de antecedência para voos internacionais e 02 horas de antecedência em voos nacionais ou internos.  Na época das férias e feriados procure se antecipar ainda mais, pois o fluxo de passageiros nos aeroportos nesse período é intenso.

 

Documentos

Confira a lista de documentos exigidos para o embarque e esteja com todos eles sempre à mão. Desde a autorização de viagem para menores de 18 anos que viajam desacompanhados dos pais, (tanto para a Cia aérea como para a hospedagem que poderá solicitar), a passagem aérea (e-ticket), voucher dos hotéis, dos serviços e de aluguel de carro, bem como a carteirinha de seguro saúde são alguns deles. E atenção! Fique atento à validade do passaporte (normalmente é exigido o mínimo de 6 meses de validade) e do visto consular. Alguns destinos obrigam o certificado internacional de vacina, além da taxas pagas localmente e formulários devidamente preenchidos. Para quem vai locar um carro, não poderá esquecer da CNH válida e de um cartão de crédito (internacional para viagens fora do Brasil) em nome do condutor.

 

Bagagem

 

 

 

Cuidado com os limites de franquia de bagagem da companhia aérea, inclusive da bagagem de mão. Ultrapassar o peso acarreta cobranças adicionais. Não despache bens de valor, como joias, notebooks, tablest ou máquinas fotográficas. Em relação à bagagem de mão, dez quilos é o peso permitido em malas com até 115 centímetros lineares. Entenda mais sobre os tamanhos das bagagens, clicando aqui

Nada de objetos cortantes na bagagem de mão ou líquidos em quantidade superior a 100 ml.

Já as bagagens para despachar, geralmente podem ter o peso máximo de 23 Kg. Sempre nos consulte para ter certeza!

• Personalize sua mala: uma fitinha colorida, um adesivo, algo que faça você identificá-la facilmente na esteira de bagagens. 

• E se a mala não aparece na esteira? Dirija-se ao balcão da companhia aérea para o Registro de Ocorrência e, caso tenha contratado um seguro viagem, entre em contato com a seguradora, antes de sair da área das esteiras.

 

Cuidado com seus pertences

Todo cuidado é pouco com objetos pessoais, como bolsas, carteiras, câmeras fotográficas, celulares, tablets e notebooks (nunca os deixe sem ninguém tomando conta, por mais seguro que você se sinta). Mantenha todos em sua atenção! Para garantir mais segurança ao guardá-los, confira se o hotel dispõe de cofres e, especialmente, qual é o valor deste serviço. E tenha muita atenção na hora do check-out! Organize-se para conferir todo o apartamento sem pressa! Abra armários e gavetas, e certifique-se de que não está esquecendo nada, como carregadores de celular e de notebook, por exemplo.

 

Atraso de voo

Se o voo atrasar até quatro horas, a companhia aérea deve embarcar o passageiro em outro voo. Em atrasos superiores, a empresa aérea deve oferecer refeições, telefonemas, transporte e acomodação, conforme o caso. Reclamações devem ser registradas na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC): 0800-725-4445.

 

Seguro e reembolso

Caso tenha contratado um seguro viagem, este cobre diversos itens que constam no voucher dentro do valor contratado de cada item. Confira em seu voucher a cobertura de bagagem do seguro contratado, pois dependendo do seguro a cobertura é apenas em caso de extravio definitivo da bagagem. Caso necessite de qualquer assistência dentro da cobertura em sua viagem, sempre entrar em contato diretamente com a seguradora previamente através do número que consta em seu voucher e informar o que está acontecendo. A seguradora irá providenciar todos os detalhes e lhe passar todas as informações necessárias para que o atendimento seja realizado. Caso seja necessário atendimento médico, o seguro irá orientar a aguardar um médico onde estão ou encaminhar a um hospital mais próximo. A seguradora instruirá como agir em cada situação. O contato com a seguradora é obrigatório, e é necessário registrar a ocorrência. Caso contrário, não haverá reembolso! Caso não tenha um seguro viagem contratado, salientamos a grande importância em fazê-lo, pois qualquer atendimento médico fora do  estado que moramos é caríssimo, além de inúmeros outros imprevistos que podem acontecer em qualquer lugar. Solicite nossa cotação e sempre viaje seguro!.

 

Time-share

No Caribe, é muito comum que os hotéis ofereçam um serviço chamado “time-share”, que seria um investimento em um apartamento de hotel a longo prazo para quem costuma viajar muito para o mesmo destino. Esse tipo de investimento não costuma ser do perfil do brasileiro e nós aconselhamos cautela ao passageiro para que não se assine nenhum tipo de documento ou passe o cartão de crédito, enquanto em viagem. Após o retorno ao Brasil, se surgir interesse no serviço proposto, o passageiro sempre poderá entrar em contato com o hotel para solicitar mais informações à respeito.

 

Gorjetas

Aqui no Brasil não temos este hábito a todo momento, mas em determinado países, a gorjeta é quase qie pbrigatória, fazendo parte do salário de um funcionário e até mesmo parte da cultura do país. Em cruzeiros marítimos, as gorjetas fazem parte da conta da viagem, já sendo cobradas ao fechar a fatura ou muitas vezes, previamente no momento do fechamento do cruzeiro aqui na agencia. Desta forma, não é preciso se preocupar com essa questão a bordo.

Em viagens internacionais, o ideal é perguntar para ao guia local, ou verificar antecipadamente sobre o percentual oferecido em gorjetas a garçons e carregadores de mala.

 

Duty free

As compras no Duty Free fazem parte de qualquer viagem internacional. No Dufry Brasil, o passageiro tem direito a consumir US$ 500 em produtos, e uma das vantagens é poder conferir os itens, preços e até fazer a reserva antes de passar por lá, acessando www.dutyfreedufry.com.br.